Pesquisa: O futuro é mobile. As pessoas e o conteúdo já estão lá, mas ainda falta a receita

Uma apresentação feita pela Business Insider sobre a Internet e o estado atual dos negócios no mundo online mostra números interessantes que apontam para um caminho multiplataforma. Somos atualmente mais de 2 bilhões de pessoas online (em um universo de mais de 7 bilhões de pessoas na Terra) e o acesso tem crescido muito por conta do aumento da venda e do uso de dispositivos móveis. Os números da apresentação retratam basicamente o mercado americano, mas dão uma boa ideia de para onde as coisas estão caminhando. E por todos os indicadores, é possível ver que o consumo mobile de conteúdo e serviços tem crescido significativamente e que a busca agora é por um modelo publicitário que dê vazão a esse crescimento de interesse. Vejam alguns números abaixo em destaque, mas não deixem de conferir todos os detalhes da apresentação que, apesar de grande, é apenas um resumo de toda a pesquisa.

12% do tráfego da web já é mobile. Mas ainda há muita dificuldade de rentabilizar. Os jogos ainda são a grande fonte de renda no mundo mobile.

De qualquer forma, na web (mobile ou não), o Google ainda mantém um amplo domínio comercial.

Receita de publicidade online prestes a igualar a TV (38% x 42%). Há 5 anos atrás era praticamente a metade.
Nos últimos 5 anos, a receita de publicidade cresceu (pouco), e o impresso vem sendo esmagado, tendo perdido mais de 50% da sua participação no bolo.
A receita do impresso caiu drasticamente. E a da TV parece ser a próxima, apesar de alguns acharem que não.
O Facebook e, principalmente, o Google seguem esmagando os portais tradicionais (Yahoo, Aol etc). Mas novos players começam a se fazer relevantes (YouTube, Twitter, Hulu etc).
Video sob-demanda (Netflix, Hulu, Youtube etc) crescendo fortemente. “Pure-players” de e-commerce também seguem crescendo forte.

Uso mobile em tempo: Game (24 min) + Social (24) + News (12) + Diversão (10) + Outros (7)
Uso mobile por função: SMS (70%), uso de Apps baixados (50%), Navegação (50%), Redes Sociais e blogs (40%), Jogos (40%), Música (30%)

Dentre os apps, o uso dos nativos prevalece com ampla vantagem. E o modelo vencedor é o fremium (89%).

Sistema operacional: Android x Apple, basicamente, na relação 3 para 1
Apple ainda mantém ampla dominância de receita com apps.
Hardware: Apple x Samsung, basicamente, na relação 2 para 1. Mas Samsung crescendo e Apple caíndo.

http://www.businessinsider.com/state-of-internet-slides-2012-10?op=1
Obs: dados EUA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s