O jornalista 2.0 no futuro que já chegou

A idéia era fazer um documentário retratando o futuro da profissão de jornalista, um dos assuntos do último módulo do nosso curso. Fiz um plano de vôo ousado, com entrevistas com oito profissionais, de jornal e web, para poder aproveitar ao máximo a diversidade de opiniões sobre o tema. A questão central era o que mudou até agora desde a chegada da internet no nosso dia-a-dia das redações e a expectativa em relação aos próximos anos. O surgimento de novos papéis e a mudança na mediação entre fonte e leitor.

Imaginei também ter uma narração central, conduzindo o tema, e usar no slideshow imagens de visitas que fiz nos últimos dois anos a redações de jornais para estudar integração de processos de produção jornalística.

A rotina pesada no trabalho na última semana não me permitiu ir além de duas entrevistas. O vídeo está aí, trata dos temas que eu imaginei, mas poderia ter ficado mais rico com uma diversidade maior de opiniões. Não segui à risca o roteiro original e sei que o que fiz está longe de ser um documentário, definitivamente, é uma tentativa. Foi bom perder o medo da edição de entrevistas, imagens e áudios. Sofri, é verdade, em especial com a captação de imagem e áudio (que ficaram meio precárias). No fim foi muito interessante ver o conteúdo pronto. E percebi que a maior dificuldade é conseguir seguir a idéia original do roteiro, diante do improvável que sempre surge, seja na hora da captação das imagens e entrevistas ou mesmo durante a edição final.

Um comentário sobre “O jornalista 2.0 no futuro que já chegou

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s