Quando a busca só te estressa…

Os resultados das buscas pela expressão cura do stress encontrados nos sites indicados no exercício cinco do curso de Jornalismo 2.0 apresentaram pouquíssima relevância em relação ao assunto. A maioria dos resultados apontou para blogs que citavam a palavra stress muitas vezes fora do contexto médico, como alguns contos, cartoons e até vídeos, ou sites de consultórios de psicólogos (quase todos italianos) ou de outras soluções terapêuticas para o problema.

 

Os únicos dois sites médicos (Saúde Vida Online e Via Médico) que surgiram nas buscas não parecem ter também relevância para o tema. Os textos são extraídos de livros ou são de médicos pouco conhecidos. Outra surpresa foi não ter havido qualquer ocorrência da Wikipédia. Em seu lugar apareceu a Desciclopedia, uma sátira bem sem-graça e idiota da verdadeira enciclopédia wiki.   

 

Outros resultados que surgiram foram os de hotéis e SPAs especializados na “cura do stress”. A Pousada Itaoca foi o de maior incidência nos resultados. Mas também houve espaço para o italiano Villa Aurora e o português Termas de Alcafache. Dois ingredientes curiosos também me surpreenderam nestas buscas: limão e baobá são ótimos para a cura do stress, segundo dois dos sites encontrados. Altavista e Yahoo entregam exatamente os mesmos resultados, já que este último comprou o pioneiro das buscas em 2004.

 

Na busca do Dogpile apareceu, enfim, um link para a seção de saúde do New York Times. Cheia de esperança, achei que ali finalmente encontraria algum resultado relevante. Ledo engano. Caí na página de pediatria do NYT, que relacionava algumas matérias sobre o stress da maternidade ou de crianças com problemas de peso.

 

Diante desse quadro desolador, achei que pudesse ter errado no exercício e coloquei aspas na expressão e decidi refazer a busca. Mais do mesmo. Apareceram mais sites estranhos de publicidade de produtos para curar esse mal do século XXI. No Radar UOL, o site da ISMA (International Stress Management Association), lá na sexta posição, me pareceu um pouco mais relevante.  Mas não estava entre os cinco propostos pelo exercício. Outra solução mais relevante apareceu na busca do Yahoo! , mas também longe da quinta posição sugerida no exercício: oxigênio para cura do stress, numa matéria do site da revista Isto É.

 

Enfim, muito conteúdo sem aproveitamento possível: só lixo virtual.  

 

 

PS: Escolhi não colocar links para os resultados para não ajudar na elevação da relevância desses sites. Com certeza, se você é um estressado, acessar esses resultados não vai te ajudar…

Deixe um comentário