Mais do mesmo: a morte do impresso

Para desespero dos coleguinhas que continuam agarrados ao papel, surge mais uma previsão de morte para esse formato de mídia. Dessa vez foi o editor-chefe da mais importante revista de tecnologia do MIT, Jason Pontin, quem colocou o dedo na ferida. Aconteceu durante uma conferência sobre jornalismo em Atlanta, na presença de cerca de 60 profissionais de revistas independentes.
Pontin acredita que o jornalismo impresso está marcado para morrer não só pelo adiantado avanço da mídia digital, mas também pelo crescimento do jornalismo cidadão e dos gratuitos.
– Se há um futuro no jornalismo impresso ele passa ao largo do modelo de negócio bancado pela publicidade – diz ele, alertando os colegas para a necessidade de usar a internet para fidelizar os leitores.
Para mostrar de onde vem tamanha certeza, mostra os resultados da própria revista que edita. Sua carteira de assinantes caiu de 315 mil para 250 mil este ano, o que o forçou a uma elevação no preço da assinatura. Na comparação com o ano passado a revista amarga uma queda de 20% na receita com publicidade e de 25% no número de páginas editoriais este ano.
Pontin afirma que o momento é de acreditar na força dos leitores. É hora de ouvi-los e perceber sua capacidade de escolher suas próprias formas de encontrar notícias, independentemente da plataforma e das marcas que chancelam esse conteúdo. A busca por conteúdo no futuro próximo, acredita ele, será por autor, assunto ou freqüência.
Quem não prestar atenção a essas demandas do consumidor tenderá a sumir do mercado.

3 comentários sobre “Mais do mesmo: a morte do impresso

  1. A fantastic blog. Keep it up. Here’s a subject that interests many. I have a vacation rental website with listings of vacation rentals and vacation homes throughout the USA and more.

    Come and check it out if you get time🙂

  2. Just thought I’d let you know about a site where you can make over $800 a month in extra income. Go to this site   MAKE MONEY NOW  and put in your zip code….. up will pop several places where you can get paid to secret shop, take surveys, etc.  It’s free.  I found several and I live in a small town!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s